Autor do requerimento nº 388/2010, em que pede informações sobre a implantação de um centro para tratar as mulheres que sofrem de dependência química, Baduca Filho já mostrava preocupação e empenho em ajudar o próximo.
“A bebida e a droga são males que estão presente na vida de muita gente, destruindo aquilo que temos de mais valioso, que é a nossa família. Como ser humano, devemos ajudar o próximo, como Vereador não medi esforços em lutar muito para conseguir trazer esse espaço que com certeza será de grande valia e ajudará muitas pessoas de Caraguá e da região”, diz o Vereador.
Em novembro de 2010, Baduca recebeu um documento da Prefeitura com resposta positiva de sua solicitação. Na ocasião, o Parlamentar justificou a reivindicação, lembrando que já existem lugares para apoio de pessoas dependentes, mas que atendem somente homens. O Vereador ainda se apoiou em dados para justificar sua propositura.
“É de extrema importância que o município conte com um centro para recuperar mulheres usuárias de drogas. Nosso pedido baseia-se em pesquisa, cujo resultado é assustador. Hoje, é muito grande a quantidade de mulheres adolescentes e maiores de idade que sofrem de alguma dependência química, que vai do uso de bebida alcóolica até o de entorpecentes”, ressaltou.
O Centro de Recuperação Renascer Feminino conta com padrão internacional de terapia e deverá atender gratuitamente mulheres a partir de 18 anos. 60% das vagas serão destinadas para pacientes da cidade e litoral norte e 40% para outros municípios.